Realpolitik

Postzinho curto sobre uma definição..

Realpolitik: (do alemão real, e Politika, "política") refere-se à política ou diplomacia baseada principalmente em considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas. O termo é frequentemente utilizado pejorativamente indicando tipos de políticas que são coercitivas, imorais ou maquiavélicas. Pensadores como Maquiavel e Nietzche defendem a Realpolitik como um tipo de realismo político segundo o qual as relações de poder tendem a solapar todas as pretensões de fundamentação moral, num tipo de ceticismo moral análogo ao do argumento de Trasímaco na República de Platão. Henry Kissinger, conceitua Realpolitik como sendo "política exterior baseada em avaliações de poder de interesse nacional"
Fonte: Wikipédia


...Ou seja, resumindo, é fazer basicamente o que você quiser, da maneira como quiser, sem pedir autorização para ninguém e, se alguém desautorizar, fazer assim mesmo. O famoso "ligar o foda-se".


Glossário:

Coerção: s.f Ato de coagir; repressão. Quebrar o pau, destruir.

Imoral: adj. Que não tem nenhum princípio de moral; que vive contrariamente à moral: homem imoral. Contrário à moral. Devasso, desonesto, libertino. Safado, bêbado, aproveitador, curtidor

Maquiavélico: adj. Conforme à doutrina de Maquiavel, considerado como a negação de toda moral: política maquiavélica
Fig. Pérfido, sm escrúpulos, habilidade maquiavélica. Menininho malvado que não ganha sobremesa depois do jantar.

Solapar: v.t. Fazer cova ou lapa em; escavar. Minar
Fig. Destruir sorrateiramente; abalar os fundamentos, provocar a ruína de: solapar a moral da tropa. Trollar, zuar, floodar.

Fonte: dicio.com.br

0 comentários:

Postar um comentário